quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Joanetes

  Há uns três meses, mais ou menos, eu inventei de fazer grand batteman (é assim que escreve?) no meu quarto.Não foi legal, bati meu pé na quina da cama.Na hora doeu para caramba!E, no dia seguinte na aula de ponta, eu não aguentava de dor.Doía na parte lateral externa do dedão, bem onde eu tinha batido.
  Tudo bem, passados três meses, só tinha piorado ao em vés de melhorar.Que batida teria sido aquela?Faziam três meses e não parava de doer.
   Minha mãe marcou para mim uma consulta no ortopedista e lá fomos nós!

   Diálogo Nathália e ortopedista:

   -O que está acontecendo, Nathália?

   -Bati o pé há, mais ou menos, três meses na quina da minha cama e até hoje não parou de doer.Está insuportável!

   -Dói o tempo todo?

   -Sim, mas dá para aguentar.O problema é que eu faço ballet clássico e uso sapatilha de ponta.E nas aulas dói muito!

   -Entendi.E como é esse "sapato"?Ele é apertado na frente?

  -Sim, ele é estreito.

  -É duro?

  -É.Na verdade, é feito de gesso.

 -Entendi.Bom, vamos examinar esse pé.


 Eu tirei o tênis e a meia.Ele apertou meu dedão do pé em vários locais e perguntava se doía, enquanto minha mãe só olhava.
  Depois, ele disse que aquela dor não tinha nada a ver com a batida.Disse que eu estava com um joanete.É quando o oço do dedão começa a crescer para o lado (aff, ótima descrição).vou colocar uma foto pra quem nunca viu isso conhecer melhor.




 Que coisa horrível, né???Em alguns casos, fica até maior.
  O meu ainda quase nem dá pra ver.Está se desenvolvendo.

   Esse é um problemna causado pela genética ou pelo uso de sapatos muito apertados na frente.Ou seja, a culpada é a nossa mais do que querida amiga sapatilha de ponta!
   Fiquem calmas, não é com todo mundo que acontece.


    Minha mãe perguntou ao médico:

    -Como se cura isso?

     Ele simplesmente olhou para mim e respondeu:

     -Parando de usar essa tal de sapatilha.

    Tá, calma, nathy, respira.Você está sonhando.Vai acordar e descobirir que nada disso é verdade.
     Pior que não era sonho.Nem adiantou beliscar.

     -Desculpa, mas eu não posso fazer isso- disse eu ao ortopedista com seriedade.

     -Eu sei.Eu sabia que você não ia concordar.Só disse isso porque sua mãe perguntou.

      -E o que acontece se eu continuar usando?

      -Vai piorar até uma hora que vai ter que operar - ele falou isso com tanta frieza que até me supreendeu.Até deu um sorrisinho no final.

     Ai, cadê meu chão????

    No caminho para casa minha mãe me contou sobre uma amiga dela que dançava ballet clássico e teve que parar por causa desse mesmo problema.Ela não aguentava mais porque a dor era imensa!!!!
    Chegando em casa, pesquisei um pouco sobre isso na internet.Parece que várias bailarinas já passaram por isso.Algumas desistem do ballet e outras não.Mas como eu posso desistir do sentido da minha vida?

    Luciana, minha madrasta ( que eu costumo me referir como "boadrasta" quando falo sobre ela) me aconselhou a não desistir não!Pois dei muito duro para chegar até aqui.E acho que ela tem razão.e também quero ter a oportunidade de crescer muito mais!

   Para mim, essa foi uma grande lição, mesmo parecendo simples.Quando queremos muito uma coisa, esses obstáculos vão aparecer no caminho.Esse foi só o primeiro.Acho que tenho que enfrentá-los.

  Tem que sentir dor?Beleza, vamos sentir dor então!Tem que operar?Médicos, peguem o bisturi!
   Dor é detalhe.Que só é capaz de desanimar os fracos.poism bem, que ela venha,acho que encontrou um adversário a altura.
   Tá, chega.Começo a ficar muito poética quando escrevo demais kkkkk.

   Por favor, me ajudem!Se vocês conhecem casos parecidos, meios de tratamento, dicas, qualquerr coisa!Por fabvor, compartilhem comigpo.Eu agradeço.

6 comentários:

  1. Tenho duas amigas no ballet que têm joanete e ambas usam um negocinho chamado separador de joanete. É tipo uma rolha de vinho feito de silicone que você coloca entre o dedão e o dedo médio. Vende em lojas tipo Dr. Scholl, mas é para usar 24 horas por dia viu? incluindo na sapatilha de ponta. Talvez você tenha que comprar uma sapatilha com a caixa maior mas isso com certeza vai retardar o crescimento do problema (eu disse "retardar" não "curar")

    Boa sorte e não deixe a dor te vencer! Eu tenho tendenite crônica no joelho e no tornozelo por isso sei exatamente do que você está falando.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. bati meu pé andando de moto e to com dor nesse mesmo local, eu assisti o filme gente grande e percebi que meu pe esta pegando o msmo formato do joanete... entao vou ao medico doi e incomoda ...

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathália!
    Primeiramente eu gostaria de dizer que amei o seu blog, realmente tem tudo pra dar certo, super legal da sua parte que conhece tanto do balé para criar um blog e escrever nele confissões da vida de uma bailarina que com o decorrer do tempo se torna difícil em algumas situações.
    Eu amo balé, sempre sonhei em fazer, acho lindo, sou realmente apaixonada, e gostaria de começar a fazer mas as vezes eu acho que deveria ter começado quando era criança e não agora que já tenho dezesseis anos....
    Enfim, sobre você pensar nessa desistência por causa do joanete, nem pense nisso! Admiro muitissimo sua força e seu pensamento de lutar até o fim, realmente se é seu sonho, se o que você realmente ama, então lute até o fim, por que então você dirá que valeu a pena.
    Parabéns pelo blog e pela sua força. Continue lutando e buscando pelos seus sonhos!
    Sucesso!

    Com carinho, Annabel Laurino.

    ResponderExcluir
  4. oi td bm? meu nome é mirian faso ballet a 3 anos e parei pq tive joanete,antes de entrar no ballet eu ja tinha... mais a dor piorou e também tive uma tendinite então tive que parar estou a dias da cirurgia esperro que vc esteja bem bjs........=)ps:amei o blog*......

    ResponderExcluir
  5. eu tenho um pouco de joanete e minha prof disse que tenho isso poi quando estou em en dehors**,principalmente na barra e caio muito pro dedão e não encosto todos os dedos no chão,é difícil mas da pra corrigir =D

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog, eu entrei pq quando eu fui fazer pas de chat, estava me esforçando mt para fazer ponta, então bati com o meu dedãono chão, e doi mt na joanete, principalmente quando eu forço ponta,queria saber o q fazer.

    AH amei o blog, ele é d+

    ResponderExcluir